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Escolha do Sped Fiscal deve priorizar cumprimento da legislação e integração de sistemas

Software deve ser aberto e permitir ajustes, correções e ampliação da rede O Sped Fiscal (Sistema Público de Escrituração Fiscal) vem exigindo que as empresas integrem seu controle contábil para consolidar as informações que são transmitidas periodicamente à RFB (Receita Federal do Brasil). O principal cuidado que a companhia deve ter ao escolher o software é o de verificar se ele segue as regras estabelecidas pela legislação. Outra dica, segundo o conselheiro do CRC SP Julio Linuesa Perez, é que o software não seja fechado ou estático, mas sim flexível e que permita ajustes, correções e ampliação do sistema como um todo. O que muda na organização da empresa com o Sped Fiscal? O novo sistema compreende toda a escrituração fiscal de tal forma, que implica na necessidade de a empresa possuir software adequado no atendimento desses trabalhos, reforçando, ainda, a extrema necessidade do controle analítico do estoque e de toda a sua movimentação, assim como a geração dos arquivos magnéticos exigidos pelo sistema. Há mudanças estruturais da empresa no modo de como cuidar da Contabilidade? Na prática, a Contabilidade passa necessariamente por um processo de plena integração no referido software, de tal forma que tanto a escrituração fiscal como a contábil, juntamente com as demais apurações - como o Sped Contribuições -, estejam plenamente ajustadas nessa integração. Quais são os cuidados que as empresas precisam tomar com a implantação do Sped Fiscal? Essencialmente, os principais cuidados são em relação à implantação do sistema. Além de atender plenamente à legislação fiscal, o sistema precisa tratar de uma das fases do Sped como um todo, ou seja, se interligar com a escrituração contábil, as contribuições, o Fcont, o e-Lalur e, dentro do possível, com o Sped Social. As empresas passaram a ter alguma dificuldade por conta dessa nova obrigação fiscal? O senhor poderia pontuá-las? De fato, diversas foram e são as dificuldades dessa obrigação. Basta posicionar, inicialmente, a grande complexidade da legislação que trata sobre a matéria; as mudanças e alterações rotineiras; a obrigatoriedade de se atender ao nível de detalhamento a ser informado; a decisão quanto à aquisição de software que atenda, de fato, e plenamente às exigências; além da enorme necessidade da capacitação funcional permanente das pessoas envolvidas no processo. O que as empresas precisam observar ao contratar uma solução de NF-e e Sped? Esse tipo de solução trouxe ônus para as empresas? Dá para mensurar? Como resumo das questões abordadas, ao contratar uma solução no atendimento dos assuntos em pauta, o que os empresários e os Profissionais da Contabilidade precisam avaliar, essencialmente, é o sistema que atenda todos os pré-requisitos legais - lembrando que esse software não pode ser fechado ou estático, ou seja, ele deve permitir ajustes, correções e ampliação do sistema como um todo. De fato, todas as empresas tiveram e têm ônus na aquisição e implantação, pois, além da necessidade de compra do mencionado software, na maioria dos casos houve, também, gastos com equipamentos para suportar todas essas novas exigências, lembrando ainda, mais uma vez, do investimento permanente no treinamento de toda a equipe envolvida. Quanto à mensuração, é algo mais complexo, já que depende da estrutura e porte de cada empresa

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